segunda-feira, 11 de outubro de 2010

P.E.C. Nº 21: Algumas notas sobre o 'Confurco' [ou como no Google Earth talvez também gostem bastante de Ralis...]



Em agosto passado, «Zona-Espectáculo» contatou a Câmara Municipal de Fafe no intuito de colher alguma informação sobre o «Confurco», local que pela sua espetacularidade e, até, telegenia, se tornou uma lenda entre os adeptos firmando-se como uma imagem indelével das melhores edições do Rali de Portugal.

Aqui deixamos, nesta «P.E.C.», a resposta e fotos que amavelmente nos foram remetidas as quais, contendo diversa informação valiosa, possuem também uma curiosidade adicional.


"Em Fafe, o "Confurco" é um local sobejamente conhecido, sobretudo pelos amantes dos rallyes das décadas oitenta e noventa. 

Refere-se à zona onde a estrada municipal, com piso em terra (saibro), atravessa a estrada Nacional EN 311 ao km 10.1. 
É um Anfiteatro natural que pode albergar milhares de espectadores.
Esta zona da estrada municipal situa-se a meio caminho entre o primeiro salto, em Pereira, e o segundo salto em Lagoa.
Como classificativa foi usada pela primeira vez no início da década de oitenta, no sentido Norte-Sul pelo Rallye Volta Galp a Portugal. 
Desde essa altura, esta zona todos os anos recebeu classificativas usadas nos rallyes Vinho do Porto, TAP, ESSO, Futebol Clube do Porto, Portopetróleos e Serras de Fafe desenrolando-se sempre no sentido Sul-Norte, excepto em 2009 no Rallye do Porto que decorreu novamente no sentido Norte-Sul. 
Este local fez também parte de provas de todo-o-terreno e de Rallyes Internacionais de Regularidade Histórica.
A aproximação ao alcatrão faz-se a descer, num encadeado de ganchos até a duas direitas abertas que antecedem uma recta de 100 metros com final largo na zona de entrada nos 50 metros de alcatrão liso que fica coberto com área após a passagem dos primeiros automóveis. 
A saída para a terra é lenta e permite iniciar uma nova subida em aceleração.
Este local continua a ser preferido por muitos espectadores dos Rallyes Nacionais por ser de fácil acesso e por continuar a permitir imagens fantásticas e ambiente único.
Como pode verificar, este local é tão curioso que o Orthofoto que consta no Google foi tirado num dia de Rallye !! Repare nos automóveis estacionados ao longo da Nacional. (Suspeitamos que o piloto do avião fosse um apaixonado pelos rallyes…)


Google: 41º29'53.18” N 8º04’38.08” W
Espero que corresponda ao pretendido.
Se pretender informações mais específicas, por favor, solicite.
Cumprimentos
Jorge Oliveira".

Sem comentários:

Enviar um comentário