P.E.C. Nº 185: Ralis Imaginários; 'Serras do Centro', C.P.R. + Open de Ralis


Por ocasião da P.E.C. Nº 161 deste blogue, inspirámo-nos nas estradas das Serras de Aire e Candeeiros para esquematizar um esboço de Rali em asfalto, integrável no âmbito do Open de Ralis.

Aquele Parque Natural oferece, pensamos, potencialidades interessantes para se organizar uma prova da modalidade. 

Funcionando como uma fronteira natural a separar o litoral do interior do país, ali encontramos a ruralidade em estado puro (o pastoreio, a apicultura, a extração de sal e pedra, a suinicultura, a olivicultura, ou a produção de bovinos são fontes primordiais da economia local) a contrastar com as mais modernas autoestradas (A1, A19, A23, além do IC2 e IC9), pretensos símbolos do Portugal moderno. 

Dos pontos mais altos daquelas serrarias, a vista regala-se com a imensidão dos pinhais estremenhos (vislumbra-se ao fundo a cidade da Figueira da Foz), com a grandeza do Atlântico (embora não rezem crónicas que se consiga ver o McNamara a surfar) no meio do qual a Berlenga nos acena amistosamente a muitos quilómetros de distância, ou, a Sul, com a visão sempre carregada de história automobilística do incontornável Montejunto.

Rodando os calcanhares no sentido oposto, o olhar perde-se pelo Ribatejo e regiões beirãs fora, até aos cumes na linha do horizonte que se anunciam como as bainhas do grande maciço da Serra da Estrela

Mas não é só pela servidão de vistas que a região merece atenção. 

Há diversos outros polos de interesse a justificar visita como o Santuário de Fátima, as Grutas de Mira de Aire, Alvados e Santo António, ou os castelos de Porto de Mós e Alcanede

Do ponto de vista desportivo, um Rali levado para a estrada dentro do modelo que preconizamos (que outra intenção não tem senão dar azo à nossa imaginação, devendo por conseguinte ser relativizado à luz de um mero exercício diletante) seria aquele que mais perto estaria da área metropolitana de Lisboa, e muito próximo, também, de cidades como Leiria ou Santarém

As combinações de classificativas que identificamos são em boa parte dos respetivos trajetos estreitas e ladeadas pelos muros em pedra que caraterizam a região, parecendo-nos suficientemente apelativas do ponto de vista de quem compete, remetendo, na sua morfologia, para uma espécie de countryside britânico, sem a visão de luxuosos Bentley e da aristocracia que lhes está associada, antes com a aparição do incontornável carro de bois conduzido pelo mais humilde (na melhor aceção da palavra) dos lavradores locais. 

Em jeito de comparação entre a distância total deste Rali ‘virtual’ (menos de 200 quilómetros) e a extensão dos Ralis em asfalto que integraram o calendário do campeonato de Portugal de Ralis de 2012, «Zona-Espectáculo» sugere a visita à P.E.C. Nº 156 deste blogue.

 INFORMAÇÃO GERAL: 

DESIGNAÇÃO: Rali 'Serras do Centro'.
ELEGIBILIDADE: Campeonato de Portugal de Ralis + CPR 2 + Open de Ralis (os concorrentes inscritos no âmbito do Open só cumprirão as cinco primeiras especiais do Rali, regressando logo após ao Parque de Assistência).
DIAS DE PROVA: Um.
ETAPAS: Uma.
SECÇÕES: Três.
CLASSIFICATIVAS: Nove.
QUILOMETRAGEM TOTAL DO RALI: 194,46 quilómetros.
QUILOMETRAGEM TOTAL DAS CLASSIFICATIVAS: 92,76 quilómetros (correspondentes a 47,70% da quilometragem total do Rali).
CENTRO NEVRÁLGICO/PARQUE DE ASSISTÊNCIA: Vila de Porto de Mós, junto às Piscinas e Pavilhão Municipal.

 ESQUEMA DA PROVA: 

 1.ª Etapa || 1.ª Secção 

- Partida do Parque de Assistência (junto às Piscinas e Pavilhão Municipal de P. Mós): 0 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 1 (extensão: 2,40 kms): + 2,4 kms;
- P.E.C. nº 1 - Alqueidão '1' - (extensão: 13,43 kms): + 15,83 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 2 (extensão: 2,40 kms): + 18,23 kms;
- P.E.C. nº 2 - Grutas '1' - (extensão: 8,18 kms): + 26,41 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 3 (extensão: 9,60 kms): + 36,01 kms;
- P.E.C. nº 3 - Moita do Açôr '1' - (extensão: 9,00 kms): + 45,01 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 4 (extensão: 17,00 kms): + 62,01 kms;
- P.E.C. nº 4 - Portela do Pereiro '1' (extensão: 14,62 kms): + 76,63 kms;
- Percurso de ligação até ao Parque de Assistência (extensão: 17,30 kms): + 93,93 kms

 1.ª Etapa || 2.ª Secção 

- Partida do Parque de Assistência (junto às Piscinas e Pavilhão Municipal de P. Mós): + 93,93 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 5 (extensão: 2,40 kms): + 96,33 kms;
- P.E.C. nº 5 - Alqueidão '2' - (extensão: 13,43 kms): + 109,76 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 6 (extensão: 2,40 kms): + 112,16 kms;
- P.E.C. nº 6 - Grutas '2' - (extensão: 8,18 kms): + 120,34 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 7 (extensão: 9,60 kms): + 129,94 kms;
- P.E.C. nº 7 - Moita do Açôr '2' - (extensão: 9,00 kms): + 138,94 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 8 (extensão: 17,00 kms): + 155,94 kms;
- P.E.C. nº 8 - Portela do Pereiro '2' (extensão: 14,62 kms): + 170,56 kms;
- Percurso de ligação até ao Parque de Assistência (extensão: 17,30 kms): + 187,86 kms.

 1.ª Etapa || 3.ª Secção 

- Partida do Parque de Assistência (junto às Piscinas e Pavilhão Municipal de P. Mós): + 187,86 kms;
- Percurso de ligação até à P.E.C. nº 9 (extensão: 1,00 kms): + 188,86 kms;
- P.E.C. nº 9 - Livramento (power stage) - (extensão: 2,30 kms): + 191,16 kms;
- Percurso de ligação até ao Parque de Assistência (extensão: 3,30 kms): + 194,46 kms

 ALQUEIDÃO 
 P.E.C. nº 1 e 5 || 13,43 quilómetros 


Ver ALQUEIDÃO num mapa maior

 GRUTAS 
 P.E.C. nº 2 e 6 || 8,18 quilómetros 


Ver GRUTAS num mapa maior

 MOITA DO AÇÔR 
 P.E.C. nº 3 e 7 || 9,0 quilómetros 


Ver MOITA DO AÇOR num mapa maior

 PORTELA DO PEREIRO 
 P.E.C. nº 4 e 8 || 14,62 quilómetros 


Ver PORTELA DO PEREIRO num mapa maior

 LIVRAMENTO 
 P.E.C. nº 9 || 2,3 quilómetros 


Ver LIVRAMENTO num mapa maior

 RALI 'SERRAS DO CENTRO' 
| Mapa geral da prova |


Ver RALI 'SERRAS DO CENTRO' num mapa maior


AS FOTOS PUBLICADAS NO PRESENTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
http://www.panoramio.com/photo/75953391
- http://www.panoramio.com/photo_explorer#view=photo&position=5&with_photo_id=19363704&order=date_desc&user=2887627

Comentários