quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

P.E.C. Nº 127: Um verdadeiro Markku na história dos Ralis


Markku Alén, um finlandês que Portugal adotou como seu, cumpre hoje o sexagésimo primeiro aniversário.

Independentemente das cinco vitórias e dos momentos que gravou indelevelmente a letras de ouro na história do Rali de Portugal, afirmou-se durante anos [décadas, para sermos mais rigorosos] como o grande ídolo dos adeptos lusos, em plano de igualdade com os demais pilotos nascidos no nosso país

O modo afável e os colossais dotes de condução guindaram-no à condição de um dos mais respeitáveis nomes de sempre nesta modalidade, fosse pela atitude determinada, pelo profissionalismo sem mácula, ou pela destreza ao volante capaz de amestrar os mais diabólicos bólides que este desporto conheceu. 

Markku, simplesmente Markku

A divisa dos grandes sempre se mediu pela desnecessidade de lembrar dos seus apelidos...


A FOTO PUBLICADA NO PRESENTE TRABALHO FOI OBTIDA EM:
- http://racingillustration.blogspot.com/2009/06/lancia-037-rally-markku-alen-tour-de.html

P.E.C. Nº 126: Rali de Portugal/2010, 'Vascão 1'


Escrevemos e ilustrámos o «Vascão» na P.E.C. Nº 48 deste blogue, com imagens da segunda passagem pela classificativa na edição de 2010 do Rali de Portugal.
Agora que, até finais de Março, nos encontramos em contagem decrescente para a abertura das hostilidades em terras algarvias [sem embargo dos aperitivos a degustar previamente em Fafe e Lisboa], em jeito de recordação retrocedemos de novo à edição de há dois anos atrás, desta feita com a publicação de imagens da passagem inaugural pelo troço em questão.


ARMINDO ARAÚJO-MIGUEL RAMALHO [Mitsubishi Lancer Evo X]
video


BERNARDO SOUSA-NUNO RODRIGUES DA SILVA [Ford Fiesta S2000]
video


DANI SORDO-MARC MARTI [Citroen C4 WRC]
video


HENNING SOLBERG-ILKA MINOR [Ford Focus RS WRC 08]
video


JANNE TUOHINO-RISTO PIETILAINEN [Ford Fiesta S2000]
video


JARI KETOMAA-MIKA STENBERG [Ford Fiesta S2000]
video


KIMI RAIKKONEN-KAJ LINDSTROM [Citroen C4 WRC]
video


MADS OSTBERG-JONAS ANDERSSON [Subaru Impreza WRC 08]
video


MATTHEW WILSON-SCOTT MARTIN [Ford Focus RS WRC 08]
video


MICHAL KOSCIUSZO-MACIEK SZCZEPANIAK  [Skoda Fabia S2000]
video


OTT TANAK-KULDAR SIKK [Mitsubishi Lancer Evo X]
video


PER GUNNAR ANDERSSON-ANDERS FREDRIKSSON [Skoda Fabia S2000]
video


PETTER SOLBERG-PHIL MILLS [Citroen C4 WRC]
video


SÉBASTIEN LOEB-DANIEL ELENA [Citroen C4 WRC]
video


SÉBASTIEN OGIER-JULIEN INGRASSIA [Citroen C4 WRC]
video


XAVI PONS-ALEX HARO [Ford Fiesta S2000]
video

sábado, 11 de fevereiro de 2012

P.E.C. Nº 125: Sinais de alerta

Os sinais de alerta nos Ralis nacionais vão-se repetindo.

O léxico da modalidade adotou a palavra crise na sua extensão mais profunda.

O espetro da falta de verbas paira sobre clubes, equipas e pilotos.

Dentro de um contexto complexo, sobra em interrogações o que falta em respostas para contornar as dificuldades.

Muitos dos agentes diretamente ligados a este desporto denotam escassa imaginação para adequá-lo à realidade nacional.

Já escrevemos anteriormente sobre esta matéria: não nos pretendemos repetir.

Fica contudo a nota de, nos últimos dias, Bruno Magalhães [ler AQUI] e Bernardo Sousa [ler AQUI] – ambos portadores nos respetivos palmarés de títulos nacionais absolutos – não terem escondido a forte possibilidade de mudar para as corridas de velocidade, sempre com os problemas de falta de apoios para prosseguirem o seu trajeto nos Ralis como pano de fundo.

Quando um desporto não consegue criar condições para segurar os seus mais qualificados praticantes algo de alarmante se verifica.

A confirmar-se a ‘emigração’ de dois dos nossos melhores pilotos [ainda que confessamente a contragosto e só equacionada pela força das circunstâncias] para as provas em circuito fechado, adensa-se a ideia que os Ralis em Portugal não só se apresentam em emergência funcional como, pior, perderam a capacidade de se regenerar.

Num quadro tão reservado e cheio de incógnitas, o problema já não se circunscreve apenas à modalidade moldar-se ao contexto económico tornando-se atrativa por via dos baixos custos ou, no limite, pelos gastos controlados.

Os contornos da questão são mais vastos.

Aos Ralis depara-se uma mudança de paradigma em que, dentro de um cenário condicionado por forte retração no investimento em automobilismo, as diferentes disciplinas do desporto motorizado competem entre si para obter as melhores fatias do bolo publicitário.

Este é um dado novo, num tempo de desafios.

Antes, a cada disciplina do desporto automóvel colocava-se, antes de mais, o desafio de se renovar a si própria.

Hoje, as diversas vertentes do automobilismo de competição posicionam-se concorrencialmente, quase se permitindo operar numa lógica de ‘roubar’ protagonistas [e por inerência, protagonismo] entre si.

Antes complementavam-se: hoje concorrem.

Esta nova realidade obriga os Ralis a resolver a sua própria quadratura do círculo, onde coexistem de forma desregrada aspetos como tecnologia muito cara, provas em alguns casos demasiado extensas ou a falta de promoção.

Os problemas que se deparam à modalidade não se resolvem, portanto, com medidas avulsas, circunscritas apenas à sua especificidade.

Aos Ralis coloca-se hoje, em Portugal como lá fora, o difícil desafio de equilibrar as características da modalidade com um grau de flexibilidade que as adeque ao momento.

A questão, porém, não se esgota aqui.

Perante um bem [cada vez mais] escasso denominado patrocínio, e com a concorrência financeiramente mais atrativa das provas de velocidade pela frente, aos Ralis coloca-se a necessidade de se tornar acessíveis de forma a não ver partir os seus mais notabilizados expoentes para outras disciplinas, sem que para tal se tornem, porém, numa espécie de 'loja dos trezentos' do automobilismo.

Uma equação seguramente complexa, mas de cuja resolução depende o futuro da modalidade em Portugal, pelo menos nos moldes em que a conhecemos.


AS FOTOS PUBLICADAS NO PRESENTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
- http://fanaticosdorally.wordpress.com/2011/01/15/cpr-bernardo-sousa-deixa-o-campeonato-nacional-de-ralis/
- http://rallyazores.blogspot.com/2011/12/irc-bruno-magalhaes-quer-continuar-no.html

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

P.E.C. Nº 124: Do meio do Atlântico chegam boas notícias...

2010 IRC Sata Rally Açores

Está prestes a iniciar-se a temporada de 2012 do Intercontinental Rally Challenge [a divisão de honra dos Ralis à escala internacional], com honras de abertura, dentro de poucas semanas, no Sata Rali dos Açores.

O Grupo Desportivo e Comercial vê, uma vez mais, renovada a aposta na sua estrutura para organizar um evento desta envergadura, corolário natural do ótimo trabalho realizado em anos anteriores.

Procurando contrariar a tendência de asfaltização de alguns estradões da ilha de São Miguel, a organização da prova parece determinada em não descaracterizar a prova, reforçando-lhe a identidade que a notabilizou como um dos mais emblemáticos e espetaculares Ralis em terra disputados na Europa [ler AQUI].


Para o Sata Rali dos Açores que se aproxima, foram fixados objetivos ambiciosos que preveem 95% de pisos em terra no conjunto das classificativas que comporão a prova, fruto de sinergias entre o GDC e entidades públicas e privadas da região.

Tal intenção é louvável, sobretudo por se saber que a possibilidade de diversificar troços [especialmente em terra] nas regiões insulares é diminuta.

Reunidas as condições para que o mais importante evento motorizado disputado no arquipélago projete uma vez mais o seu imenso potencial turístico, é sempre importante constatar que a organização é suficientemente imaginativa para trabalhar com vista a devolver à prova o caráter vincado de Rali disputado em pisos de gravilha, numa edição, a quadragésima sétima, que promete voltar a brindar o mundo com soberbos postais-ilustrados de terras micaelenses, elevando os Ralis à condição de um dos mais eficazes veículos promocionais das regiões onde se disputam.









AS FOTOS PUBLICADAS NO PRESENTE TRABALHO FORAM OBTIDAS EM:
- http://www.rallye-info.com/galleryphoto.asp?rallyid=43&year=2010&page=2&mediaid=5428
- http://irc.rallye-info.com/article.asp?sid=11&stid=9423
- http://www.facebook.com/satarallyeacores